Projetos

Projetos e obras de conservação e restauração do patrimônio edificado mais recentes em realização pela Perene Patrimônio Cultural (entre 2017 e 2019).

Essenza Casa e Jardim – Pelotas (RS) – 2019

Atividades de restauração interna

Igreja do Sagrado Coração de Jesus – Igreja do Porto – 2014

Registro fotográfico da Igreja do Porto
Revisão histórica da Igreja

Matéria com Simone R. Neutzling sobre a proposta de intervenção e restauro da Igreja do Porto:

https://www.diariopopular.com.br/geral/igreja-do-porto-podera-receber-tombamento-municipal-147872/?

https://www.diariopopular.com.br/geral/igreja-do-porto-e-tombada-por-lei-148770/

Salão Paroquial Igreja do Sagrado Coração de Jesus – Pelotas (RS) – 2019

No ano de 1926, foi resolvido que o Colégio Paroquial Sagrado Coração de Jesus passaria a funcionar como externato do Asilo de Meninos Desvalidos, sob a orientação dos Irmãos das Escolas Cristãs.

Como não era conveniente, por falta de pátio e outras condições pedagógicas, que o Colégio Santa Filomena ficasse funcionando no mesmo prédio do Asilo em que ia se iniciar o externato dessa instituição, foi necessário cogitar-se de um prédio para abrigar as suas alunas.

Junto ao Colégio Santa Filomena também funcionavam a Escola Doméstica Santa Terezinha, para auxiliar na construção do prédio que abrigaria estas duas escolas a Congregação da Doutrina Cristã e a Liga Santa Terezinha do Menino Jesus encarregaram-se de arrecadar donativos.

Em agosto de 1926, iniciaram-se as obras sob a administração de Rodrigues e Cia que se ofereceu para fazer gratuitamente a referida administração. A construção ficou concluída em julho de 1927, a qual recebeu um segundo piso no início da década de 1980, além de diversas reformas.

Instituto Nossa Senhora da Conceição – Pelotas (RS) – 2019

Implantado na Rua Barão de Butuí, 352 – entre Gonçalves Chaves e Santa Cruz, em Pelotas (RS) – está um imponente exemplar arquitetônico reedificado em estilo eclético – com projeto datado em 1899 – (anteriormente a este ano possuía estilo colonial) o qual ocupa toda área do quarteirão e, em seu centro, existe uma histórica capela.

A edificação do século XIX possui detalhes característicos daquele período, além de contar com notáveis escaiolas no acabamento das paredes, também são identificados ladrilhos hidráulicos em diversos cômodos, telhas cerâmicas originais da época, gateiras com marcação de gradis e esquadrias em madeira. Também se encontram bens integrados no imóvel e detalhes que possibilitam fazer uma evolução da edificação datando a época das intervenções sofridas.

A instituição foi fundada no ano de 1855, quando através da necessidade de um lugar para crianças desabrigadas, duas sociedades maçônicas da cidade fundiram-se e doaram um de seus prédios para a comunidade.

Igreja Imaculada Conceição – Jaguarão (RS) – 2018

Construída por Joaquim Lino de Souza, entre 1909 e 1912, foi idealizada por Minervina Carolina Corrêa e esta localizada na esquina das Ruas General Osório e Coronel Deus Dias.

Tem planta tradicional em forma de cruz latina, contendo nártex, nave principal, transepto, presbitério, capela-mor, sacristia, consistório, abside, coro e torre sineira. Sua volumetria é marcada pela única torre, a qual constitui marco visual da cidade de Jaguarão (RS).

Entre rendilhados e outros ornatos, destaca-se uma rosácea, situada entre o acesso principal e o início da torre de forma centralizada. As paredes são revestidas, a meia-altura, com panos de escaiola. Apresenta no altar-mor mármores de várias tonalidades, dois altares laterais, pia batismal, púlpito e guarda-corpo do altar-mor, todos muito bem executados.

Destaca-se a bela imagem principal da virgem Maria, proveniente de um atelier de Madri, Espanha, de nome Landa, e que teria sido executada conforme medidas e feições da própria Minervina Corrêa.

Prédio Comercial – Pelotas (RS) – 2018

A residência da Rua XV de Novembro, 776, foi implantada no sítio do chamado primeiro loteamento, em uma das ruas e dos quarteirões mais antigos traçados e edificados do núcleo urbano pelotense.

De acordo com registros cartoriais, consta que a primeira escritura lavrada do imóvel data de 1927, quando a família Ratto adquire a propriedade da edificação.

A residência trata-se de um belo exemplar da arquitetura eclética de Pelotas (RS) , cujo conjunto arquitetônico-histórico é de reconhecido valor nacional, recentemente formalizado através do tombamento federal.

Residência de porão-alto, com planta de notável modernidade em termos sanitários quanto à insolação da totalidade dos ambientes, proporcionada por sua implantação, com recuo lateral, de fundos e áreas de luz.

Embora não se possa precisar o ano exato, aspectos construtivos indicam que foi edificada ainda no século XIX.  Recebeu remodelação estilística, aprovada em novembro de 1928, com projeto da pena do engenheiro-arquiteto Carlos Casaretto Scotto.

Sobrado – São José do Norte (RS) – 2017

O prédio está localizado na Rua General Osório, nº 226 (esquina Rua Dr. Ernesto Alves), em São José do Norte (RS).

Trata-se de uma edificação de dois pavimentos e fenestração nas fachadas das ruas respectivas. Apresenta telhado aparente, composto de tralhas cerâmicas tipo capa e canal. A calçada de ladrilhos hidráulicos apresenta paginação contínuas nas duas edificações, intensificando a ideia que anteriormente as duas edificações formavam um único prédio.

A edificação foi construída em alvenaria com acabamento em reboco e no soco a pintura era em vermelho colonial. As esquadrias eram em madeira pintadas de branco. O projeto de restauração além de realizar o levantamento fotográfico do prédio, também apresenta o levantamento cadastral e o diagnóstico de manifestações patológicas.