Educação Patrimonial

A Perene Patrimônio Cultural desenvolve diversos projetos nas áreas de educação, cultura, patrimônio e memória.

Entre estes, em 2019, a Perene lança o projeto “O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio”. É uma série de publicações – em forma de manuais – e ações educativas que resgatam técnicas arquitetônicas do patrimônio e da memória cultural da zona sul do Rio Grande do Sul.

Além do livro sobre a escaiola em Pelotas, a arquiteta e urbanista Simone R. Neutzling lança os guias sobre o cimento penteado em Bagé e o estuque em Jaguarão. São publicações que reúnem a recuperação da história de cada técnica e apoiam a conservação e preservação do patrimônio, com a exemplificação de um modo de fazer para reparos em pequeno porte. A intenção é promover o conhecimento e dar ferramentas para que a habilidade trazida e perpetuada por artesãos imigrantes permaneça relevante nas construções ecléticas da região.

Estas atividades e publicações foram possibilitadas através fundos de financiamento público. Para as escaiolas de Pelotas, o financiamento é do programa Procultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Município. Nos casos do cimento penteado, em Bagé, e estuque, em Jaguarão, as obras contam com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria da Cultura do RS.

Projetos coordenados pela jornalista, fotógrafa e produtora cultural Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo.

ESCAIOLAS EM PELOTAS

Saiba mais em: https://saberfazerescaiola.wordpress.com/

CIMENTO PENTEADO EM BAGÉ

Saiba mais em: https://saberfazercimentopenteado.wordpress.com/

ESTUQUE EM JAGUARÃO

Saiba mais em: https://saberfazerestuque.wordpress.com/