fbpx

Inventário de Jaguarão

Por meio da elaboração do inventário de patrimônio arquitetônico, preservamos a memória e valorizamos a história da cidade de Jaguarão.

Ano

2009

Localização

Jaguarão-RS

Serviços

Elaboração de inventário de patrimônio arquitetônico.

Os inventários são instrumentos de identificação, conhecimento e gestão sobre os bens culturais de uma cidade. Eles atuam como forma de embasamento para futuras intervenções de restauração e nas políticas públicas para a proteção do patrimônio.

O inventário de Jaguarão-RS foi realizado, segundo a metodologia Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão, desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SICG/IPHAN).

Breve Histórico

O município de Jaguarão está localizado no extremo meridional do Brasil, na fronteira com a República Oriental do Uruguai. A cidade é nacionalmente reconhecida por seus sítios arquitetônicos, que formam um acervo único em número e estado de conservação no Rio Grande do Sul. Destacam-se os elegantes casarões construídos nos últimos anos do século XIX e início do século XX, período que marca o auge da construção civil local. Em 1832, o município de Jaguarão foi instituído por um ato regencial em nome de Dom Pedro II, sendo instalado no ano seguinte, com a formação da Câmara de Vereadores. Em 1855, Jaguarão foi elevada à categoria de cidade. No ano de 1865, a fronteira foi invadida por cerca de 500 soldados, com o auxílio de canhões. No entanto, os moradores resistiram bravamente, forçando os invasores uruguaios a se retirarem.

Compartilhe