fbpx

Inventário de Bagé

Por meio da elaboração do inventário de patrimônio arquitetônico, preservamos a memória e valorizamos a história da cidade de Bagé.

Ano

2009

Localização

Bagé-RS

Serviços

Elaboração de inventário de patrimônio arquitetônico.

Os inventários são instrumentos de identificação, conhecimento e gestão sobre os bens culturais de uma cidade. Eles atuam como forma de embasamento para futuras intervenções de restauração e nas políticas públicas para a proteção do patrimônio.

O inventário de Bagé-RS foi realizado, segundo a metodologia Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão, desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SICG/IPHAN).

Breve Histórico

A data oficial da fundação de Bagé, estabelecida pelo historiador Tarcísio Antônio da Costa Taborda é 17 de julho de 1811. O exército luso-brasileiro parte do acampamento em direção a Cerro Largo, levando consigo dez mil cavalos e dois mil bois. Após ultrapassar o rio Jaguarão-Chico, o exército acampa no passo de Aceguá e segue em direção à Fortaleza de Santa Teresa. A jornada apresentou muitas dificuldades, pois era inverno e havia muita chuva, além dos rios estarem cheios, impedindo a passagem das carretas carregadas. Diante desse cenário, Dom Diogo decide deixar parte dos soldados, comerciantes, mulheres, alguns doentes, cirurgiões e mantimentos em Bagé. Ao partir, nomeia Pedro Fagundes de Oliveira como comandante do Acampamento de Bagé. Surgiu então um novo vilarejo, que oferecia melhores recursos de água, lenha e proteção natural do que o aldeamento que existia junto à antiga Guarda de São Sebastião.

Compartilhe