Por meio da restauração do patrimônio, preservamos a memória e valorizamos a história da Catedral Anglicana do Redentor.
Ano
2021
Localização
Pelotas-RS
Nível de Proteção
Prédio tombado em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dentro do Conjunto Histórico de Pelotas-RS.
Serviços
Consultoria de Identificação e Conhecimento de Bem e proposta de restauração.
A consultoria traçou um plano de gestão e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do templo.
Breve Histórico
A construção, erguida durante os primeiros anos do século XX, localiza-se na esquina das ruas Quinze de Novembro e General Telles. Suas paredes externas são adornadas por Heras (um tipo de planta trepadeira) que mudam de cor conforme a estação do ano.
A data de 21 de outubro de 1908 marca o lançamento da pedra fundamental e sua inauguração foi realizada em 17 de outubro de 1909. O Salão Pastoral foi inaugurado em 22 de maio de 1922, recebendo o nome de Exedra. Em 1988 a Igreja recebeu elevação da capela à Catedral Anglicana do Redentor.
Sua tipologia apresenta fachadas com volumes definidos e elementos do estilo gótico. As telhas são do tipo francesa e sustentadas por tesouras ornamentadas do tipo hammer-beam roof (telhado viga de martelo) e simples. Os forros de madeira compõem a estrutura de sustentação da cobertura na Catedral e escondem a estrutura na Exedra. As esquadrias são de liga metálica com vitrais e vidros coloridos.