fbpx

Armazém Complexo do Museu do Trem

Por meio da restauração do patrimônio, preservamos a memória e valorizamos a história do Armazém Complexo do Museu Trem - São Leopoldo-RS.

Ano

2015

Localização

São Leopoldo-RS

Nível de Proteção

Área de entorno com tombamento estadual pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE).

Serviços

Elaboração de projeto arquitetônico

Projeto de Restauração contemplando a restauração da cobertura, inclusive estrutura em madeira, restauração de forro de madeira, recuperação do revestimento interno, recuperação das fachadas, restauração de piso em pedra, restauração de esquadrias, pintura interna e externa e instalações elétricas, lógicas e telefônicas.

Breve Histórico

A primeira parte da estrada de ferro, abrangendo aproximadamente 34 km de trajeto entre São Leopoldo e Porto Alegre, foi inaugurada em 1874. A estrutura utilizada para a construção das estações de São Leopoldo e Porto Alegre foi importada da Inglaterra e montada pela empresa de John MacGinity, chegando até São Leopoldo pelo Rio dos Sinos. O prédio da estação se caracteriza como um armazém com tipologia de galpão e está localizado no quarteirão formado pelas ruas Lindolfo Collor, José Bonifácio e Avenida Mauá. Atualmente, este edifício faz parte do Sítio Histórico do Museu do Trem, tombado pelo estado. A estrutura do prédio permanece praticamente original, com apenas modificações internas pouco significativas. A estação de São Leopoldo se manteve operante até 1980. Em 1976, antes mesmo de cessar suas atividades enquanto estação ferroviária, foi criado o Museu do Trem no local.