fbpx

Charqueada São João

Por meio da restauração do patrimônio, preservamos a memória e valorizamos a história da Casa 08.

Ano

2020

Localização

Pelotas-RS

Nível de proteção

Prédio tombado em nível estadual pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dentro do Conjunto Histórico de Pelotas-RS.

Serviços

Projeto de Restauração

Em 2020, a equipe da Perene, liderada pela arquiteta e urbanista Simone Neutzling, elaborou o projeto de restauração da Charqueada São João, um importante patrimônio pelotense.

O projeto abrangeu a restauração da cobertura, do sistema de escoamento pluvial e dos forros do casarão.

Breve Histórico

Pelotas é considerada uma das joias do patrimônio histórico e arquitetônico do Rio Grande do Sul. Isso se deve ao relevante papel que a cidade desempenhou na colonização do extremo sul do país e, especialmente, como capital econômica do Ciclo do Charque. Este período está relacionado à instalação e expansão da indústria saladeiril na região, a partir de 1777. A história da cidade está intrinsecamente ligada à sua proximidade com as águas, principalmente o canal São Gonçalo e o Arroio Pelotas, em cujas margens se instalaram as charqueadas, a partir do último quartel do século XVIII.

À margem direita do Arroio Pelotas localiza-se a Charqueada São João, construída entre 1807 e 1810 por Antônio José Gonçalves Chaves. Esta propriedade entra na família Mazza quando é adquirida por Rafael Mazza no final dos anos 40 e início dos anos 50. Em 2017 foi assinado o decreto que incluiu 12 charqueadas, entre elas a Charqueada São João, no inventário do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Pelotas. Os imóveis inventariados são reconhecidos pela lei municipal 4.568/2000, que protege suas fachadas e volumetria.

Outro reconhecimento da importância da Charqueada São João foi declarado em 2018 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ao fazer parte do Conjunto Histórico de Pelotas, patrimônio nacional. O prédio foi classificado como o único que mantém as características arquitetônicas originais e seu próprio acervo da época, remetendo, entre outras coisas, ao Ciclo do Charque.

Compartilhe