Por meio de eventos culturais, preservamos as memórias e valorizamos as histórias do nosso patrimônio.
Ano
2023
Localização
Pelotas-RS, Bagé-RS, Porto Alegre-RS e Rio Grande-RS
Sobre o projeto
O projeto "À Luz da Memória" promoveu a valorização do patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul por meio de projeções mapeadas que contaram a história das cidades e seu patrimônio material e imaterial, combinando tecnologia, linguagem audiovisual e participação comunitária. Em quatro cidades selecionadas, prédios históricos foram iluminados, durante duas noites consecutivas, com projeções específicas para cada local, acompanhadas de interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para garantir acessibilidade a todos os públicos.
O projeto também incluiu ações de educação patrimonial em parceria com escolas e instituições de cada cidade que receberam o projeto, e pesquisa histórica para embasar as narrativas das projeções, promovendo o envolvimento da comunidade e buscando gerar impacto duradouro na valorização do patrimônio. As projeções encantaram e surpreenderam 26 mil pessoas, trazendo à vida as histórias de Porto Alegre, Bagé, Pelotas e Rio Grande. Ao todo, foram realizadas 120 projeções mapeadas, cada uma delas produzida com cuidado e paixão para proporcionar uma experiência vibrante e inesquecível.
Serviços
Realização e direção executiva de projeto cultural.
Breve Histórico
O projeto "À Luz da Memória" promoveu a valorização do patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul por meio de projeções mapeadas que contaram a história das cidades e seu patrimônio material e imaterial, combinando tecnologia, linguagem audiovisual e participação comunitária. Em quatro cidades selecionadas, prédios históricos foram iluminados, durante duas noites consecutivas, com projeções específicas para cada local, acompanhadas de interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para garantir acessibilidade a todos os públicos. O projeto também incluiu ações de educação patrimonial em parceria com escolas e instituições de cada cidade que receberam o projeto, e pesquisa histórica para embasar as narrativas das projeções, promovendo o envolvimento da comunidade e buscando gerar impacto duradouro na valorização do patrimônio. As projeções encantaram e surpreenderam 26 mil pessoas, trazendo à vida as histórias de Porto Alegre, Bagé, Pelotas e Rio Grande. Ao todo, foram realizadas 120 projeções mapeadas, cada uma delas produzida com cuidado e paixão para proporcionar uma experiência vibrante e inesquecível.