fbpx

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Por meio da restauração do patrimônio, preservamos a memória e valorizamos a história do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Ano

2017

Localização

Porto Alegre-RS

Nível de proteção

Prédio tombado em nível estadual pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

Serviços

Projeto de restauração da cobertura e torreões. A proposta de restauração foi cuidadosamente elaborada para preservar os valores culturais da edificação, buscando minimizar qualquer interferência na autenticidade estética, histórica, dos materiais e dos processos construtivos.

Breve Histórico

O MARGS é considerado o principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país. Seu acervo abriga mais de 5.000 obras de arte, datando desde a primeira metade do século XIX até os dias atuais. Ele abrange uma variedade de linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital e design, entre outros.

O museu foi fundado em 1954 e seu nome homenageia Ado Malagoli, renomado pintor e professor laureado, que também foi reconhecido como organizador e gestor cultural, além de possuir uma sólida formação intelectual e acadêmica. O prédio que abriga o museu foi construído em 1913 para servir como Delegacia Fiscal, projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederspahn e construído pela firma do engenheiro Rodolfo Arhons. Em 1981, recebeu o tombamento pelo IPHAN, sendo contemplado com o tombamento definitivo em nível estadual em 1985. Durante a década de 1980, foi fundada a Associação dos Amigos do MARGS.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura e já ocupou diversos espaços em Porto Alegre, entre eles o foyer do Theatro São Pedro. Somente em 1978, a instituição instalou-se na Praça da Alfândega, no prédio da antiga Delegacia Fiscal, onde permanece até hoje.

Compartilhe