Livro sobre Cimento Penteado em Bagé tem versão online e gratuita

A arquiteta Simone R. Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, está lançando o livro “O SABER E O FAZER – UM OLHAR SOBRE O PATRIMÔNIO – CIMENTO PENTEADO EM BAGÉ”, nas versões impressa e digital. O manual faz parte de uma série, que visa promover a valorização e preservação do patrimônio arquitetônico do Rio Grande do Sul, com destaque em técnicas construtivas presentes em Pelotas, Jaguarão e Bagé.

Capa da publicação

O cimento penteado é um revestimento de fachada que apresenta finalidade decorativa. É considerado um tipo de argamassa cimentícia composta de cimento, materiais pétreos (granito, mármore, basalto) e mica. Sua composição, aplicação e tratamento final são realizados com o intuito de simular acabamento em pedra.

Na cidade de Bagé, bem como nas demais cidades da metade sul do Rio Grande do Sul, o termo cimento penteado passou, genericamente, a designar qualquer tipo de revestimento externo que tinha por objetivo a simulação de materiais pétreos.

Edificação em cimento penteado, na cidade de Bagé (RS)

O livro, resultado da pesquisa de Simone e sua equipe e do levantamento para o inventário da cidade, diagnostica a importância do revestimento no panorama urbano bageense e destaca suas peculiaridades. A intenção, ainda, é apresentar um ilustrado guia para que pequenos ajustes e reparos possam ser feitos para a boa manutenção e conservação das fachadas recobertas com a argamassa.

Para ter acesso ao livro, basta clicar no link abaixo:

O download é gratuito, e para uso de texto e imagens, as devidas citações de autoria são necessárias. A produção é da Imagina Conteúdo Criativo e o financiamento do FAC/Procultura da SEDAC/RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s